Pular para o conteúdo

Todo sábado na morada tem: música autoral!

banner_sabadonamorada

A Da Tribu é uma marca de produção autoral que valoriza o fazer artesanal, manual, no qual que o autor é protagonista, construindo sua própria obra. Por isso, começamos em março o projeto “Sábado na Morada Tem”, com atrações musicais autorais. A casa foca em projetos da cena cultural de Belém que dialoguem com a produção autoral e sustentabilidade. Já passaram pela laje da nossa morada artistas como Projeto Urubu Pavão, Quinteto Caxangá, Bando Mastodontes, Cravo Carbono e o projeto Noite Suja, com a cantora Alba Maria.

As próximas atrações serão o músico Leonardo Pratagy, neste sábado (20), e o Trio de Choro de Fita, dia 27. A agenda de junho está sendo fechada, porém “Na Cuida pra Dançar” e Natalia Matos já estão confirmados.

Pratagy

Pratagy

O jovem músico paraense Pratagy lançou em janeiro deste ano seu segundo álbum, “Búfalo”, já disponível em plataformas online. Dividido em três estúdios caseiros da capital paraense, as sete faixas de “Búfalo” trafegam entre o orgânico e o eletrônico, com referências que transformam o disco em um passeio pop experimental por ritmos, histórias e construções musicais, no mínimo, inovadoras. MPB e dream pop passeiam juntas, num background de vivências com sotaque nortista, sentimentos ora pesados, ora imersos em águas doces de uma nova paixão.

Leonardo Pratagy, que assumiu durante quatro anos o baixo, vozes e composições da Zeromou, tocando com a banda no Festival Se Rasgum no ano passado, não vê o seu disco como um trabalho “solo”, percebendo a importância que vários músicos e artistas, jovens e experientes na cena tiveram na produção deste álbum. “Búfalo” traz para o público a possibilidade de experimentar um estranhamento pop que foi baseado na liberdade: de composição, produção musical e de conceitos, sem se prender à uma lógica comercial.

Mirando em trabalhos de nomes como Erlend Oye, Phoenix, Toro y Moi, Air e as brasilidades das décadas de 70 e 80 feitas por Marina Lima, Erasmo Carlos e Hyldon, além de gravar letras de Arthur Nogueira e Ana Cecília Santos, Pratagy também traz um jeito diferente de lançar e consumir música. Os dois discos solo já feitos: Pictures (2016) e agora “Búfalo” (2017), que têm sete músicas cada, foram lançados dentro de 6 meses e, juntos, formam um disco cheio com 14 faixas e 40 minutos, contemplando os que gostam de pequenos álbuns e/ou de grandes viagens.

O show traz o disco faixa a faixa do novo album, algumas músicas do primeiro álbum do artista, “Pictures”, e ainda algumas surpresas. Leonardo Pratagy assumi voz e teclado, ao lado dos músicos Lucas Ferreira (teclado), Lucas Torres (guitarra), Rubens Guilhon (bateria) e Nathalia Lobato (baixo), que o acompanham.

O show de Pratagy será neste sábado, dia 20/06 na loja morada Da Tribu, que abre às 18h com comidinhas e bebidinhas, em um ambiente charmoso para curtir o fim de tarde, e o show terá início às 20h.

Trio de Choro de Fita

Trio de Choro de Fita

O Trio Choro de Fita nasceu da união de três musicistas que já caminhavam juntas há dez anos, todas foram integrantes do grupo O Charme do Choro, onde ainda muito jovens solidificaram suas carreiras nesse universo singular.

Com Jade Guilhon no bandolim, Camila Alves no violão sete cordas e Rafaela Bittencourt na percussão, o trio nasceu em 2016, com uma proposta distinta, que embora carregue no nome e na bagagem um gênero genuíno, ímpar e secular, se propõe também a desvendar outros universos musicais, e mostrar que com sua formação, pode ser versátil e completo.

O Grupo que em 2017 ganhou o nome de Choro de Fita, em menção a feminilidade e ao mesmo tempo a ideia de “música de fita cassete” onde muito se reproduziam os choros antigos, começou a fincar o seu trabalho aos domingos na Casa D’ Noca, local conhecido para os amantes de Samba e Choro da cidade, bem como agora se lança em ideias desafiadoras, com novas parcerias, ratificando o ar multifacetado ao se arriscar por mundos diversos da Música Popular Brasileira. As meninas do Trio Choro de Fita se apresentam na Da Tribu dia 27 de junho dentro do projeto “Sábado na Morada Tem”, a partir das 18h.

SÁBADO NA MORADA TEM!

DIA 20/05 – Show de Leonardo Pratagy, a partir das 18h. Entrada: R$ 10.

DIA 27/05 – Show do Trio de Choro de Fita, a partir das 18h. Entrada: R$ 10.

A loja morada Da Tribu fica na Rua Carlos Gomes, 117, entre Campos Sales e Frutuoso Guimarães. Bairro da Campina.