COLEÇÕES

COLEÇÃO PONTEAR

Criatividade, pertencimento, aproximações, conexões, convivências, respeito, afetos. Pontear, verbo-símbolo da coleção parida pela Da Tribu em 2014, traz referências dos coletivos com os quais vivenciamos nossas ideias, parcerias, permutas de valores muitos.

Nela, o látex é a matéria-prima. Unimos a  tecnologia à sabedoria da floresta com inovação,  manejo sustentável, constituindo um produto florestal não madeireiro.

Nesta coleção, a flexibilidade do látex simboliza este caminho com um design sustentável criado para o fio de algodão ecológico emborrachado.

A produção das joias sustentáveis começa na Comunidade de Pedra Branca, na Ilha de Cotijuba, região metropolitana de Belém, cidade das criadoras da Da Tribu, Kátia e Tainah Fagundes, mãe e filha. As fundadoras da marca resgataram a técnica ancestral indígena, utilizada na produção de artesanatos por comunidades extrativistas a partir do látex vegetal: a borracha nativa da Amazônia.
Nesse processo, a comunidade se encarrega tanto da coleta na seringueira, coloração e produção dos fios emborrachados. As peças são produzidas com fios de algodão ecológicos embebidos em látex com pigmentos coloridos à base d’água, em diversas camadas sucessivas. Os fios são certificados pelo selo internacional “Amazônia Wild Rubber”.  Fechos e detalhes são de reaproveitamento de madeira, sem derrubar nenhuma árvore, utilizando resíduos de marcenarias, gerando renda em toda a sua cadeia.

Com a Pontear, a Da tribu segue na missão de fazer moda como quem faz arte. Uma arte vegana, versátil e biodegradável que deseja o bem comum, melhorias sociais, afetos e vias abertas para o novo de quem quer coletivizar a vida, fazendo moda criadeira de comportamentos, alimentando a cultura pulsante de ser a sofisticação dos insumos da floresta nas peças que vestem os nossos dias.

LOJA PONTEAR

COLEÇÃO SUMOS SOLARES

Círculos, incisivos ângulos de cálidas cores em variados tons compõem a Coleção Sumos Solares. Cada peça é brasa de não apagar, delicadeza entranhada nas fibras do papel que reescrevem o próprio ciclo em forma de adorno. Do papel reciclado, a Da Tribu se apropriou da leveza, ressemantizou sua função e forma e descobriu tons da mata através do tingimento natural.

Coleção permanente da marca, foi lançada em 2013 e segue reinventada a cada nova peça que nasce das experimentações e trocas entre Katia Fagundes, criativa da Da tribu, e os mestres da artesania amazônica.


As peças são produzidas em papel reciclado, papel de fibras naturais, craft, além de pequenas intervenções com resíduos de papel de parede descartado das lojas de decoração, acabamento em fios de seda e madeira de reaproveitamento com zero descarte de material.

LOJA SUMO SOLARES