Pular para o conteúdo

2016: um ano de luta, conquistas e aprendizado

2016 foi um ano de muita luta e aprendizado para todos nós. Apesar do cenário de crise política-econômica-social, a Da Tribu segue ao lado de seus clientes, amigos e parceiros, mantendo sempre o perfil de moda consciente e sustentável, reinventando-se a cada ano que passa. O momento é de agradecer as conquistas do ano que passou e abraçar os desafios de 2017.

Fashion Revolution Belém
FashRevBlogUm desses desafios é a realização de mais uma edição do Fashion Revolution Belém. Em 2016 a loja morada abrigou pela primeira vez na cidade o movimento mundial que tem como objetivo aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto. Anualmente, mais de 80 países se unem para perguntar: “Quem fez minhas roupas?”, e exigem mais transparência da cadeia produtiva da moda. A primeira edição de Belém aconteceu em abril de 2016 na Da Tribu, com oficina, workshop, brechó, feira de moda autoral, desfile, bate-papo e show cultural. Este ano, realizaremos mais uma vez o evento. Em breve, novidades por aqui!

Virada Sustentável de São Paulo
Em agosto participamos da 6ª edição da Virada Sustentável de São Paulo, na Slow Market, que ocorreu no Instituto Europeu do Design (IED), com uma programação especial de Moda e Design. A Virada Sustentável tem como principal eixo temático os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), de uma agenda mundial construída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de definir novos rumos para o desenvolvimento humano. Esta foi sem dúvidas uma grande oportunidade de troca de experiências e visibilidade para nós.

Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato
Top100 premaicação
A Premiação ocorreu em cerimônia oficial em novembro de 2016 no Rio de Janeiro. Alguns requisitos como produtos diferentes e de qualidade, uma estrutura organizada capaz de garantir preços e prazos de entrega, respeito ao meio ambiente, vínculos com a cultura de origem e responsabilidade social, foram essenciais para a Da Tribu ganhar o prêmio. Para nós é uma honra e um orgulho ter nosso trabalho reconhecido e valorizado nacionalmente. Sabemos que uma premiação é resultado de um trabalho duro, diário e conjunto. Por isso agradecemos a todos que acreditam na Da Tribu e de alguma forma contribuem para nosso crescimento.

Desafio Natura Amazônia

DesafioNaturaAmazôniaArtemisia49Novembro trouxe consigo mais uma grande conquista: entre 140 negócios avaliados, vencemos, ao lado de outras três marcas, o “Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé” – programa de pré-aceleração, realizado pela Natura e pela Artemisia, criado com o objetivo de apoiar empreendedores com soluções de impacto socioambiental com foco na região amazônica. O programa nos proporcionou ainda uma imersão de alto impacto durante cinco dias na Amazônia, com vivências, capacitações e uma visita a uma comunidade agroextrativista no Pará. “Apoiar o empreendedorismo para criar soluções inovadoras e investir em conhecimento para fazer com que o patrimônio natural da Amazônia se transforme em um patrimônio social para os habitantes locais é absolutamente crítico”, afirma Guilherme Leal, sócio-fundador da Natura, e um dos participantes da banca de avaliação.

Veja aqui o vídeo do Desafio Natura: http://bit.ly/DesafioNaturaDaTribu

Prêmio Objeto Brasileiro
Finalizando o ano em alto astral, em dezembro tivemos a grata surpresa de sermos contempladas com o “Prêmio Objeto Brasileiro”, ganhando 1º lugar pela coleção Pontear na categoria Objeto de Produção Coletiva. Pontear foi nossa 5ª Coleção, inspirada em nossas redes afetivas. Este prêmio valida e reconhece a força do coletivo. Os objetos e projetos premiados integram uma exposição que foi inaugurada em dezembro de 2016, data da entrega dos prêmios aberta ao público até o dia 27 de janeiro.

Produzindo, circulando, se reinventando…
Foto: Débora FlorNo mais, a loja morada Da Tribu seguiu em seu ritmo de produção e venda de acessórios, e com os já tradicionais domingos do nosso querido Projeto Circular, que passou pela casa nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro. Bandas, contação de histórias, yoga, massagem, djing, comidinhas especiais, e expressões artísticas das mais diversas formas fizeram parte da miscelânea cultural que dão um clima único à famosa laje da loja morada.
Sobrevivemos a 2016 e já entramos 2017 produzindo incansavelmente em busca de nossos sonhos! Aguarde, teremos muitas novidades pela frente!